Jundiaí é considerada a 2ª melhor cidade do país para morar

Jundiaí é uma cidade ótima, e quem afirma isso não são apenas os jundiaienses. Uma empresa de consultoria realizou um levantamento para analisar as 100 melhores cidades brasileiras em 2021. O município ficou acima de capitais como Curitiba (PR) e Belo Horizonte, que são reconhecidas pela qualidade de vida.

O estudo é feito a fim de analisar a situação e evolução das maiores cidades brasileiras, que representam por metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Todos esses municípios, além de apresentarem o melhor da qualidade de vida do Brasil, também podem influenciar medidas e situações de outras cidades.

É uma forma de descobrir os maiores problemas, traçar algumas soluções e auxiliar com a gestão dos municípios. De acordo com a apresentação da empresa de consultoria, o objetivo é contribuir com a gestão, principalmente aos prefeitos que estão assumindo o cargo pela primeira vez, em plena pandemia.

 

Quais os Critérios avaliados da cidade de Jundiaí

Para formar o ranking das 100 melhores cidades, são 35 indicadores. Além deles, mais 15 são analisados para formar o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Contudo, são 4 áreas principais: Educação; Saúde, Segurança; Saneamento e Sustentabilidade. O IDGM também considera o avanço dos municípios durante a década de 2009 a 2019.

morar-em-jundiai-nobee-house

Os indicadores são analisados a partir dos serviços oferecidos pela prefeitura do município. Mesmo que haja o mesmo serviço por iniciativas privadas ou por algum outro ente da federação, o foco é na gestão municipal.

 

Saneamento e sustentabilidade

São analisados: índice de esgoto tratado, índice de perdas na distribuição de água, índice de atendimento de água, taxa de cobertura de coleta de resíduos domiciliares e índice de atendimento de esgoto.

 

Segurança

Duas taxas são coletadas: taxa de homicídios e taxa de óbitos no trânsito.

 

Educação

A educação é avaliada a partir de matrículas nas creches e pré-escolas, assim como através do índice de desenvolvimento do ensino básico dos ensinos fundamentais I e II.

 

Saúde

É avaliada a partir da cobertura das equipes de atenção básica, taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis e proporção de nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal.

Através de todos os critérios, a consultoria chega em um número entre 0 e 1, sendo 1 o melhor desempenho. Jundiaí pontuou 0,746. O primeiro lugar, Maringá (PR), pontuou 0,756. Macapá (AP), que está em 100° lugar, ficou com a pontuação de 0,449.

 

Destaques e porque morar em Jundiaí

O levantamento é feito anualmente. É interessante analisar como, mesmo em um período de crise mundial, Jundiaí conseguiu se destacar em questões como vagas de emprego e salário. Em relação ao ano anterior, a cidade conseguiu subir três posições e ficou acima das capitais nacionais.

morar-em-jundiai-nobeehouse-aplicativo

O salário médio de Jundiaí é maior do que o nacional. Isso acaba atraindo mais profissionais qualificados e empresas, resultando em melhores índices para a cidade. Além disso, foi notado que o município terminou 2020 com o número de vagas de emprego positivo na indústria. Algo muito bom, considerando que o Brasil passou por períodos de lockdown, em que muitas empresas não “sobreviveram”.

A apresentação da consultoria aponta Jundiaí com o melhor índice de esgoto tratado, um dos municípios top10 em Educação e Saneamento e Sustentabilidade. No fator Saúde, a cidade ficou em 16° lugar, com destaque pela baixa taxa de mortalidade infantil, e 25° em Segurança.

 

Jundiaí é a melhor cidade do estado de São Paulo para morar

Dentre as 100 maiores cidades do Brasil, a maioria está em São Paulo. São municípios como Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Todas essas são cidades conhecidas nacionalmente por serem cidades do interior tranquilas, com universidades renomadas e uma segurança maior do que São Paulo.

É uma grande vitória estar à frente de todos esses municípios, principalmente por ter o destaque na segurança, saneamento e questões relacionadas a empregos. 

morar-em-jundiai-ranking-idh

Se surpreendeu com o resultado?  

Agora, os jundiaienses têm, além de qualidade de vida, um aplicativo que facilita totalmente a sua rotina. Em vez de buscar por prestadores de serviço e estabelecimentos de forma presencial ou através de grupos online, você pode encontrar tudo isso e muito mais com a NoBeeHouse!

Faça o download do nosso aplicativo e explore toda a região!

Continuar lendo