Estudos comprovam que andar em parques e praças aliviam o stress.

Qual a importância de uma caminhada ao ar livre?

Pesquisas comprovam que estar rodeado de árvores ou em contato com a natureza reduzem os sintomas de estresse e ansiedade! Em nosso cotidiano, às vezes não temos tempo para desfrutar de um ambiente verde e deixamos de lado as visitas aos parques da nossa cidade.  Mas não podemos deixar esse momento de lado, fazer uma caminhada ao ar livre, encontrar pessoas novas, ouvir um pássaro cantar enquanto passeia no parque ou então sentir o vento e escutar o som das árvores balançando as folhas… São momentos relaxantes que tem o efeito restaurador que faz muito bem a sua saúde física e mental! Tente encaixar visitas um dia da semana ou quando não for possível, tire um final de semana para fazer um momento de lazer com sua família, fazem exercícios juntos enquanto andam pelo parque, você irá perceber que se praticar este hábito, terá menos queixas de saúde, pois a natureza é responsável pela diminuição do estresse provocada por ambientes artificiais. Escutar sons naturais e estar em contato com áreas verdes, geram uma sensação de bem-estar e causam efeitos em nosso sistema nervoso, promovendo relaxamento e diminuição dos batimentos cardíacos! Melhorando ansiedade, depressão e estresse.

 

 

Porque andar na praça é tão importante?

As praças são lugares onde as pessoas frequentam para se relacionar, passar o tempo compartilhando momentos e suas vivências, participar de eventos culturais, artísticos, sociais entre outras atividades. É um lugar público de socialização, um espaço aberto para que as pessoas se sintam bem, podendo usufruir daquilo que o espaço proporciona. 

As praças possuem área verde e sensação de lazer, são espaços para passear com amigos, familiares, para se conectar com a história daquele lugar, apreciar a cultura, experimentar comidas típicas… Cada praça tem suas características e sua própria história. É um ótimo lugar para se distrair da rotina do dia a dia, e compartilhar momentos com quem ama. Agora que você sabe a importância dos parques e praças, que tal separar um dia para passear em algum da sua cidade?

 

Continuar lendo