Dormir 8 horas de sono ou 6 horas bem dormidas?

Saiba como identificar quantas horas é preciso dormir para que seu corpo e sua mente
se sintam realmente descansados

Você já teve dúvidas sobre quantas horas dormidas são necessárias para se ter uma boa noite de sono? Se a resposta é sim, saiba que não é a única pessoa com esse dilema, principalmente nestes tempos em que cada minuto aproveitado para a produtividade e o aproveitamento diário são valiosos. Porém, dormir também faz parte do chamado “viver bem a vida”, você sabia?

Tendo em mente que o período dormindo é tão valioso quanto o restante do dia acordado, vale destacar que a quantidade de horas diárias de sono é relativa e que varia de pessoa para pessoa. Em média, uma pessoa adulta de 18 a 64 anos precisa dormir entre 7 e 8 horas por dia para se sentir disposta ao acordar.

Dormir 6 horas por dia pode ser considerado o suficiente, desde que seu organismo continue respondendo bem. O problema está em dormir menos de 6 horas, pois o corpo não se sente totalmente recuperado da fadiga do dia anterior e pode apresentar sintomas como dores, desequilíbrio emocional, problemas respiratórios, distúrbios gastrointestinais e irritabilidade. Esses sintomas podem ser recuperados, desde que a pessoa volte a dormir no mínimo 6 a 8 horas por dia.

Entre as conclusões de estudos, destaca-se que o cérebro de pessoas que dormem entre 7 e 8 horas por noite funciona melhor. Mas para entender o quanto você precisa dormir, é necessário entender os fatores individuais, como sua saúde e seus níveis de estresse.

Para identificar e ajustar suas horas de sono, você precisa responder às seguintes perguntas:

• Você acordou com energia nos últimos dias?

• Está passando por algum problema de saúde que afeta o seu sono?

• Está usando medicamentos?

• Depende da cafeína ou outras substâncias energéticas para chegar com ânimo ao fim do dia?

Ao responder essas perguntas, você descobrirá quantas horas de sono são necessárias para você acordar com disposição no próximo dia.

Qual o melhor horário para dormir?

Você sabia que a falta de um horário fixo para dormir é um dos motivos que mais levam as pessoas a terem problemas como insônia ou pesadelos? Não basta um lugar silencioso, um bom travesseiro e uma cama confortável para termos um boa noite de sono, o horário também tem grande influência neste momento. Estipular a hora correta para dormir também é algo muito individual, mas o ideal é que não seja nem muito cedo e nem muito tarde, entre 22h e 23h.

 

Hábitos que ajudam a ter um sono de qualidade.

Antes de dormir, existem alguns truques que potencializam o sono profundo, como fazer uma meditação, beber um chá, se alongar, escutar um som relaxante. Evite ligar objetos estimulantes como televisão, computador, jogos e telefone. É a chamada “desintoxicação do sono”. Com esses hábitos, você irá dormir muito mais rápido e ter uma noite de sono de qualidade.

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